Instituto Pensar - Professor de economia da UFPR elogia proposta de Autorreforma do PSB

Professor de economia da UFPR elogia proposta de Autorreforma do PSB

por: Iara Vidal 


(Foto: André Filgueira)

O professor de economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marco Antonio Ribas Cavalieri, elogiou o projeto de Autorreforma do PSB durante o evento de lançamento do Caderno 4 ? Autorreforma e Socialismo Criativo, livro que reúne as teses e propostas dos socialistas atualizadas e debatidas no processo de reestruturação interna do partido. O evento ocorreu na noite da última segunda-feira (1º).

Leia também: Livro sobre cidades inteligentes do Legislativo está sintonizado com tese do PSB

Cavalieri se disse feliz com a oportunidade de ler as teses e propostas socialistas. Ele destacou três pontos do conteúdo: a existência de um projeto de desenvolvimento para o Brasil, a proposta de reindustrialização do país e a aposta na economia sustentável e criativa. 

"Eu fiquei muito feliz de ler as teses econômicas que vão muito ao encontro do que eu penso sobre o Brasil e o projeto de economia nacional. Ver um partido do porte e da presença e com a história do PSB defendendo essas teses num momento tão grave da economia nacional e do cenário nacional e mundial é uma alegria e um alento. É como se eu tivesse visto uma luz no fim do túnel.?
Marco Cavalieri

Primeiro projeto de desenvolvimento nacional desde a Era Vargas

Doutor em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-doutor pela Universidade de Chicago, Cavalieri destacou o fato de o PSB desenvolver um projeto para desenvolvimento nacional. Ele relembrou que a economia nacional brasileira está há décadas carente de um projeto estruturado.

Leia também: ?Temos que alterar a realidade brasileira?, diz presidente do PSB

Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Econômico, professor do programa de pós-graduação em Ciência Política e Pró Reitor de Administração da UFPR, ele relembrou que o último projeto dessa natureza foi desenvolvido durante a Era Vargas, entre 1930 até meados da década de 1950. Cavalieri ressaltou ainda que esse projeto desenvolvimentista é considerado o de maior sucesso econômico da história mundial e só tem paralelo com o crescimento do Japão no pós-Guerra. 

"A gente deixou de ser um país pobre e passamos a ser um país, como dizem hoje, inclusive meus colegas economistas, um país de renda média.?

Cavalieri celebrou a importância de ocorrer o resgate de um projeto nacional. Ele comentou que desde a redemocratização o Brasil não tem um projeto nacional. Recordou que, desde que o país saiu do completo ocaso e das trevas impostas pela Ditadura militar, não foi capaz de articular projeto articulado e bem pensado como o que o PSB apresenta na Autorreforma. 

"O que nós queremos agora e o que nós devemos perseguir é nos tornarmos um país desenvolvido. É isso que o povo brasileiro merece e é isso que a gente pode fazer.?

Reindustrialização e novo desenvolvimentismo

O professor da UFPR também destacou que a proposta socialista reconhece a necessidade de reindustrializar o país. Ele pontuou que o PSB reconhece a importância de setores como a agropecuária. Mas que o Partido tem a noção de que um país com a dimensão do Brasil não pode se desenvolver sem uma indústria forte. 

"Esse é um aspecto fundamental desse projeto. É um aspecto que vai ao encontro de uma série de economistas que, nos últimos anos, vêm defendendo teses que a gente pode chamar de novo desenvolvimentismo."

Cavalieri considera que o ?novo desenvolvimentismo? proposto pelo PSB reconhece o sucesso do desenvolvimentismo do século passado. O Partido considera que existem novos elementos a serem considerados. Como a importância da sustentabilidade e da indústria criativa.

Economia sustentável proposta pelo PSB

O professor destacou que o projeto da Autorreforma do PSB também leva em conta a ideia de economia criativa e de Socialismo Criativo. É uma forma de reconhecer que o novo desenvolvimentismo defendido pelos socialistas têm como base uma economia ambientalmente sustentável.

Leia também: Socialistas recebem treinamento para uso de redes sociais

"O Brasil é o país que detém um dos biomas mais ricos, senão o mais rico, no mundo que é o amazônico. O livro menciona a importância da Amazônia. Você ter um plano que é sustentável, seja na indústria, seja na agropecuária e seja aonde for, é fundamental e não dá pra pensar em desenvolvimento econômico sem isso.?

Cavaliere comentou que a humanidade chegou a um ponto no qual qualquer desenvolvimento sem sustentabilidade vai levar o planeta a um colapso ambiental. A crise climática, disse, já está no cotidiano das pessoas. Como a população do Texas (EUA) que se deparou com temperaturas baixíssimas e fora do comum na segunda quinzena de fevereiro.  

Indústria Criativa

Cavalieri destacou que importantes economistas defendem a ideia de que países hoje desenvolvidos são os que produzem bens com complexidade, tecnologia embarcada e inteligência. Nem todas as nações são capazes de desenvolver esses produtos que, na sua maioria, são produzidos pela indústria. 

A proposta do PSB de basear o desenvolvimento industrial a partir da economia criativa chamou a atenção do economista. Ele classificou que o novo desenvolvimentismo proposto pelos socialistas tem a cara nova do século 21. 

"Me chamou a atenção basear esse desenvolvimento industrial na economia criativa, na inteligência que nós temos que produzir e na inteligência que nós temos a capacidade de produzir aqui no Brasil.?

Confira o vídeo completo do evento de lançamento do quarto livro sobre a Autorreforma do PSB:

https://youtu.be/g0IDoKSfbhk



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: